FILHOTES MG


 
pay
SCHINAUZER

 

 






SEXO




 

 

Schnauzer
Padrão da raça

Origem:
Schnauzer Miniatura ou Zwergschnauzer é uma raça originária da Alemanha, descendente de antigos cães do tipo Terrier, embora também tenha sangue de Affenpinscher nas veias. A raça foi desenvolvida a partir da seleção genética de exemplares do Schnauzer Standard, cruzada com terriers pequenos, resultando num cão menor, idêntico ao 'original', sem os defeitos do nanismo. Muito ativo e excelente caçador de roedores, essas características fizeram o Schnauzer ser popular entre os antigos fazendeiros alemães.

Aparência:
Altura entre 30 e 35 cm e peso de 4,5 a 7 kg (tanto para machos quanto fêmeas), sendo que o nanismo é considerado um defeito. Cabeça longa, focinho forte com trufa bem desenvolvida e preta. A mordedura deve ser em tesoura, olhos escuros e ovais. As orelhas podem ser operadas em ponta e a cauda pode ser cortada na terceira vértebra, nos países que permitem tais práticas. Pelagem dura e áspera. Forma uma sobrancelha espinhosa e barba.
É incontestável que, no começo, o schnauzer miniatura foi desenvolvido usando-se a técnica do “breeding down”, ou seja, reduzindo o tamanho do schnauzer standard cruzando-o com várias outras raças de cachorro. Não se sabe ao certo qual, ou quais as raças usadas no decorrer do processo, mas possíveis candidatos seriam os Affenpinschers, Poodles, Griffon de Bruxelas e Pinscher Miniatura. Há especulações acerca do uso do Pomeranian, entre outras raças “toys”. A intenção original era criar uma versão reduzida do Schnauzer Standard, inclusive quanto as suas características psicológicas (temperamento, instinto para caça e guarda) e físicas (coloração e porte).

Na raça, as cores aceitas são:
Sal e Pimenta
Preto
Preto e Prata
Branco
O preto e prata é mais raro e seu valor comercial pode ser o dobro do Sal e Pimenta, que é a mais comum. O preto e prata surge quando os criadores passam a criar as duas cores originais juntas, sendo resultado do cruzamento do sal e pimenta com o preto. A partir daí, a coloração preto e prata passa a ser considerada uma variação única, geneticamente falando.

Temperamento:
Muito obediente, afetuoso, adestrável e simpático, é de uma fidelidade inquestionável em relação ao seu dono. Sente-se quase um humano, detesta ser ignorado e procura sempre 'tomar parte' nas conversas que acontecem em sua presença. Relaciona-se bem com crianças e outras raças de cães, desde que estes não tentem entrar em seu território. Não é um cão silencioso. Late para chamar a atenção quando se sente desprezado e para dar alarme quando ouve sons estranhos, o toque de campainha ou qualquer outro som que anuncie a chegada de alguém na casa. Adora companhia, detesta ficar só e, por isso, está sempre no mesmo ambiente da casa em que está seu dono.
É uma das melhores raças para viver em apartamento, pois é um cão que não se importa com o tamanho da casa, desde que esteja sempre ao lado de seu dono. Além disso, é muito higiênico e aprende rápido a fazer suas necessidades nos lugares determinados (jornais ou tapetinhos higiênicos), ou apenas durante os passeios (sendo necessário um passeio por dia, no mínimo).
A inteligência e a incrível coragem do Schnauzer são duas fortes características desta raça. Na Alemanha, seu país de origem, alguns criadores o descrevem como o "Cão de Cérebro Humano". De acordo com Stanley Coren, a inteligência dos cães pode ser medida com relação à sua obediência e ao seu trabalho, porém a inteligência instintiva não esta em questão. Em seu livro "A inteligência dos Cães" da editora Ediouro, Stanley Coren dividiu os cães em 6 grupos. O schnauzer foi classificado no grupo dois.
São excelentes cães de trabalho. O treinamento de simples comandos são normalmente assimilados depois de 5 a 15 repetições. Os cães lembram destas ordens muito bem embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em caso de comandos mais complexos é possível notar, ocasionalmente, uma pequena demora no tempo de resposta, mas que também pode ser eliminada com a prática destes comandos.

Utilidade:
Possui o mesmo temperamento dos demais Schnauzer, rateiros e ótimos para vigia e companhia. Pode inclusive viver em apartamento, desde que seja levado para passear diariamente. São instintivamente atraídos por coisas que se movimentem rápido, pois eram ultilizados como cães de caça. Animais como ratos, baratas e até mesmo cães menores viram alvo de suas "brincadeiras" de gato-e-rato.

Relação com o dono:
O schnauzer é uma raça muito amiga, e na infância, muito ativa. Eles adoram quando ficam no colos das pessoas, e principalmente, precisa de uma companhia. É calmo e simpático, e trata com carinho suas visitas e companhias. O schanauzer adora carinho e odeia mau tratos. Late só para vizinhos raramente e durante a noite, nada.

Saúde:
Em geral constumam ser cães saudáves, entretanto, é preciso de mais atenção com os schnauzers depois de adultos pois costumam apresentar problemas renais. Para isso é importante controlar o tipo de alimento, a quantidade de água ingerida e especialmente a frequência com que urinam.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional